sábado, 3 de abril de 2010

O Tótó para Tótós

Ao contrário do que possa parecer, muitos de nós somos Tótós. Uns mais, outros menos, uns de uma forma, outros de outra, uns declaradamente, outros sem se aperceberem do facto. A diversidade faz parte da riqueza de ser Tótó.

Ser Tótó não é fácil, há que reunir um conjunto de qualidades únicas que requerem dedicação e treino de forma a que não se percam, transformando o Tótó num outro género qualquer, como o de gajo Normal por exemplo.

Para ser Tótó é preciso, acima de tudo, uma boa dose de ingenuidade, o que não é uma qualidade fácil de preservar. O Tótó não vê a maldade nos outros e acredita no que lhe dizem. o que lhe traz muitos dissabores. Infelizmente, a perda desta qualidade pode ter consequências dramáticas para o Tótó, podendo este transformar-se em Espertalhão ou até em Perfeito Imbecil.

A sinceridade é outra das características do Tótó. O Tótó fala despreocupadamente por vezes sem se aperceber de que está a ser incomodo e inconveniente. Por vezes aborrece a audiência com assuntos que lhe agradam, sendo a perspicácia com que se apercebe da situação variável. No seu extremo, quando não tem a perspicácia suficiente para se calar, o sujeito degenera no género Melga. A perspicácia é assim outra das qualidades que tem de estar presente no Tótó. É importante para o Tótó saber quando parar de forma a preservar a sua condição.

Para o Tótó é importante saber fazer qualquer coisa bem ou conhecer bem algum tema. O que não é fácil. Tem de o verdadeiramente saber fazer, uma vez que é uma das coisas que o distingue do Artolas. Por outro lado conhecer um tema bem demais é uma das características dos Carolas, pelo que o conhecimento também não pode ser excessivo.

Ao Tótó um ultimo desafio é colocado. Tem de ser forçosamente diferente dos outros. Condição necessária para que seja reconhecido como Tótó. Este é o verdadeiro desafio do Tótó. Dependendo do meio onde se insere o Tótó tem a árdua tarefa de se demarcar do género Normal, o que requer no mínimo alguma criatividade, o que não está ao alcance de alguns seres humanos.

Ser completamente Tótó não é muito positivo. No entanto ser meio Tótó ou ás vezes ser Tótó é uma atitude positiva, significa que temos espaço e condições para evoluir ao contrário do tipo Normal, por exemplo, que se limita a ser como os outros e dificilmente consegue vencer o seu estado vegetativo.

Felizmente todos nós temos algo de Tótó, o que de certa forma nos torna mais felizes. Assim, não há que ter receio e soltar o Tótó que há dentro de nós.

P.S. Escrevi isto há uns tempos, mas como sou suficientemente Tótó para não escrever mais nada de novo, cá fica. :)

3 comentários:

Zé_dopipo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=Ixc78UGLG4s

Ana disse...

Os totós unidos jamais serão vencidos!
Se gostas de totós, junta-te a nós!
LOL

Vê isto: http://www.portoeditora.pt/produtos/catalogo/ficha/id/134221
(adequadinho para totós e para as tuas funções, lololol)

Ana disse...

Ooops, o link ficou cortado). É este:

http://www.portoeditora.pt/
produtos/catalogo/ficha/id/134221