Ao contrário do que possa parecer, muitos de nós somos Tótós. Uns mais, outros menos, uns de uma forma, outros de outra, uns declaradamente, outros sem se aperceberem do facto. A diversidade faz parte da riqueza de ser Tótó.
Ser Tótó não é fácil, há que reunir um conjunto de qualidades únicas que requerem dedicação e treino de forma a que não se percam, transformando o Tótó num outro género qualquer, como o de gajo Normal por exemplo.
Para ser Tótó é preciso, acima de tudo, uma boa dose de ingenuidade, o que não é uma qualidade fácil de preservar. O Tótó não vê a maldade nos outros e acredita no que lhe dizem. o que lhe traz muitos dissabores. Infelizmente, a perda desta qualidade pode ter consequências dramáticas para o Tótó, podendo este transformar-se em Espertalhão ou até em Perfeito Imbecil.
A sinceridade é outra das características do Tótó. O Tótó fala despreocupadamente por vezes sem se aperceber de que está a ser incomodo e inconveniente. Por vezes aborrece a audiência com assuntos que lhe agradam, sendo a perspicácia com que se apercebe da situação variável. No seu extremo, quando não tem a perspicácia suficiente para se calar, o sujeito degenera no género Melga. A perspicácia é assim outra das qualidades que tem de estar presente no Tótó. É importante para o Tótó saber quando parar de forma a preservar a sua condição.
Para o Tótó é importante saber fazer qualquer coisa bem ou conhecer bem algum tema. O que não é fácil. Tem de o verdadeiramente saber fazer, uma vez que é uma das coisas que o distingue do Artolas. Por outro lado conhecer um tema bem demais é uma das características dos Carolas, pelo que o conhecimento também não pode ser excessivo.
Ao Tótó um ultimo desafio é colocado. Tem de ser forçosamente diferente dos outros. Condição necessária para que seja reconhecido como Tótó. Este é o verdadeiro desafio do Tótó. Dependendo do meio onde se insere o Tótó tem a árdua tarefa de se demarcar do género Normal, o que requer no mínimo alguma criatividade, o que não está ao alcance de alguns seres humanos.
Ser completamente Tótó não é muito positivo. No entanto ser meio Tótó ou ás vezes ser Tótó é uma atitude positiva, significa que temos espaço e condições para evoluir ao contrário do tipo Normal, por exemplo, que se limita a ser como os outros e dificilmente consegue vencer o seu estado vegetativo.
Felizmente todos nós temos algo de Tótó, o que de certa forma nos torna mais felizes. Assim, não há que ter receio e soltar o Tótó que há dentro de nós.
P.S. Escrevi isto há uns tempos, mas como sou suficientemente Tótó para não escrever mais nada de novo, cá fica. :)
sábado, 3 de abril de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)