quinta-feira, 29 de maio de 2008

A Crise

Segundo o Wikipedia a Crise é um conceito utilizado na sociologia, na política, na economia, na medicina, na psicopatologia, entre outras ciências. A Crise é portanto um conceito meio abstrato usado para tudo e mais alguma coisa. A Crise tem uma conotação negativa, embora o seu significado seja o de algo que implica apenas um estado de mudança.

A Palavra Crise faz as delicias jornalisticas e consegue imprimir na populaça um sentimento de receio ao mesmo tempo que proporciona uma explicação simples para tudo e mais alguma coisa- "Ah... é a crise..." - A Crise da meia idade, a económica, do PSD, dos combustiveis, dos preços dos cereais, da floribela, das alterações climáticas, enfim, consegue talvez por si só justificar o aumento do consumo de antidepressivos.

As crises estão ai, na TV e espalhadas pelos cabeçalhos dos jornais e revistas. È só escolher a nossa preferida. Poderiamos mesmo arranjar um "Top Crise" semanal com as crises que mais vendem. A crise vende, a populaça compra e a coisa ganha corpo, como um qualquer godzilla imaginário que se alimenta dos receios da humanidade antes de se erguer dos oceanos pronto a espezinhar aqueles que lhe deram vida.

A verdade é que o mundo gira em constante mudança, o que não é novidade nenhuma - "Nada é permanente, tudo é efémero", como dizem pragmáticamente os budistas de ha uns milénios para cá. Então porque carga de agua existe esta necessidade permanente de arranjar novas formas recear qualquer coisa que ainda não se sabe muito bem o quê?

Será que humanidade tem a necessidade inconsciente de recear qualquer coisa, os jornais têm a necessidade consciente de vender qualquer coisa e qualquer crisesita que se preze não passa sem alguns interesses económicos por detrás? - Talvez... ou talvez não... Uma coisa é certa, a crise, seja lá qual ela fôr, está ai, nem que seja porque nós assim o desejamos.

"Crise? Não. Muito Obrigado." :)


Skeeter_Davis_-_The_end_of_the_world
Carregado por ocultista. - Veja mais vídeos de musica, em HD!

Nenhum comentário: