sábado, 9 de abril de 2011

O FMI

E pronto. Finalmente chegamos lá. Portugal passa a frente da Costa do Marfim durante um dia nas noticias internacionais. Portugal nas bocas do mundo inteiro. Não passou á frente da Líbia, mas pronto, fica para a próxima...

O Governo assumiu que é incapaz de governar o pais e pede ajuda ao FMI, para gáudio de muitos. Os serviços noticiosos mostram o primeiro ministro na fase preparatória para o discurso ao estado, numa clara declaração de que, se a classe governante é incompetente, a comunicação social não fica atrás. Aliás, vai muito á frente.

Agora vem o FMI. Muitos acham que é boa ideia, eu ainda tinha alguma esperança que não se chegasse a isto.

Então vamos lá ver... Eu não tenho dinheiro para as despesas, não me controlo e gasto muito dinheiro. Como não consigo pagar vou falar com o banco. O Senhor lá do banco diz-me que tudo se resolve com mais um empréstimo e umas medidas que me permitem alinhar a minha vidita e ir pagando o emprestimozito. E eu digo, pois então, está bem. Faça lá as continhas e depois diga-me o que é que eu tenho de fazer e passe para cá a guita...
E pronto, lá vou eu todo lampeiro já com dinheirito no bolso para mais uns tempos. Passado uns dias liga o senhor do banco. Olhe, sabe, eu estive a ver e o senhor não tem dinheiro para andar a jantar todos os dias. Sabe, você tem o empréstimo para pagar e pelas nossas contas vai ter de deixar de comer carne também. Olhe, os vegetais sempre fizeram bem a saúde e a carne está muito cara. Por outro lado se calhar vai ter de ficar a viver com os sogros porque ainda tem a casa para pagar e o dinheirito não dá para tudo, não é. Sabe, como trabalha 8 horas por dia, ainda lhe sobram 16, podia ir trabalhar para o Macdonalds que não é a morte de ninguém e estão sempre a recrutar, o que já dá para comer um bifito uma vez por mês.
Fico muito confuso e desconfio que fui enganado, apresso-me a dizer-lhe que afinal já não quero, mas agora também não lhe posso pagar. O Senhor do banco responde – Sabe, isso agora é mais complicado, se tivesse o dinheiro para pagar o empréstimo até podíamos chegar a um acordo, mas agora o senhor tem é de pagar os juros da divida, depois quando conseguir juntar uns dinheiritos a gente volta a falar e entretanto se precisar de ajuda com alguma coisa esteja á vontade. Pois eu sei isto está muito mau, é a crise...

Entretanto lá vamos votar novamente nos tipos que vão gerir isto tudo e dizer que não têm culpa e que é o FMI que manda...

Temos o Ze, que todos conhecem, com sua atitude positiva. Dizia ele há uns tempos que está tudo bem e que nunca esteve tão bem e que se recomendava. Canudo em Engenharia da treta e tudo.
Depois o Coelho, que me faz lembrar um daqueles bonecos que parece que falam mas quem fala é o senhor que o faz abrir e fechar a boca.
Temos o Paulinho que gosta de fatos Azul Marinho, Submarinos e de meter marinheiros em espaços confinados semanas a fio.
O Chiquinho, que agora até defende obras publicas para o bem da nação. Chiquinho! Mudasti!
E temos os gajos da cassete que ainda não a conseguiram cuspir, nem com o advento do DVD, depois destes anos todos.

E vamos ter o FMI! Sobre estes apenas recomendo uma pesquisa na net. Podem começar pelo Mexico.

Sem mais e a espera de dias melhores. :)

Um comentário:

Ísis disse...

Muito bom mesmo. Um final original.