segunda-feira, 12 de julho de 2010

O Polvo

Nos últimos dias do Mundial presenciei estupefacto o polvo Paul como noticia de abertura de grande parte dos serviços noticiosos. A tentacular criatura acertou totalmente nos resultados dos jogos do mundial.

Lamento-me de não ter o vicio do jogo e não ser particularmente crente em poderes sobrenaturais de moluscos, caso contrário, tinha posto o meu dinheiro todo no polvo e tinha ganho uma pipa de massa com a qual poderia alimentar-me alegremente dessas e de outras iguarias, marinhas ou não. Na véspera da final, no entanto, uma duvida surgiu. Um periquito verde em Singapura discordava da sabedoria do molusco e apontava a Holanda como vencedora do Mundial. Talvez isso me tenha impedido de ir a correr colocar as minhas apostas. Fiquei confuso. Não sabia em quem acreditar, se no polvo ou no periquito.

Na verdade não percebo muito de futebol e na incapacidade de compreender os argumentos dos peritos não consegui depositar a minha confiança em nenhum deles. O periquito era engraçado, verde e pequenino, daqueles que têm o bico vermelho, mas depois, os polvos, sempre me fascinaram um bocado. Os chocos também. Se tivesse a opinião de um choco de certeza teria depositado as minhas esperanças e economias neste.

Não deixo de achar fascinante que um molusco, devido ao facto de adivinhar os resultados da bola, tenha mais tempo de antena que um qualquer dirigente politico com capacidade de condicionar seriamente as nossas vidas. De facto, após o Paul ter decidido o vencedor do mundial, várias pessoas apostaram as suas economias segundo a opinião do reputado molusco.

As perguntas assalta-me em catadupa. Se o José Sócrates acertasse nos resultados da bola, será que apostávamos nele? E se um partido de moluscos videntes futebolísticos se candidatasse a uma qualquer eleição, será que ganhava? E Se em vez do Carlos Queiroz tivéssemos apostado num molusco para treinar a selecção, teríamos ganho o campeonato? E o Mourinho, será que larga tinta? E as ameijoas, será que percebem da bolsa?

Nunca saberei a resposta de algumas destas perguntas, no entanto assisto a tudo isto com a certeza de que, entre hominídeos e moluscos, eu aposto nos moluscos. :)

Um comentário:

Zé_dopipo disse...

Olha que bolsa é coisa de polvo...